segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fisiopatologia da Mama

Exame Físico: 


Inspecção

A inspecção permite revelar as dimensões e a forma da glândula, e as eventuais anomalias congênitas (amastia, amazia, micromastia, polimastia, hipertrofia mamária, atelia).
A pele da mama poderá apresentar-se edemaciada, com ou sem sinais inflamatórios, àreas de depressão, abaulamentos, ulcerações ou nódulos cutâneos. É frequênte o achado de veias visíveis sobre as duas mamas , o que não tem valor diagnótico, excepto se as veias forem visíveis de um só lado.
A pele
 porá estar fixa a um nódulo, por exenplo um tumor maligno, caracterizando o grau de fixação se pedirmos a doente para levantar os braços açima da cabeça.



Palpação

  A palpação mamária deverá ser feita com a polpa dos dedos, com o doente em posição sentado, de pé ou deitado. Dadas as alterações na concistência e sensibilidade da  mama, relacionada com os períodos menstruais, a melhor altura para a mama ser palpada , é depois do período menstrual, após o desaparecimento da congestão que frequentemente 
acompanha o período pré- menstrual e menstrual, permitindo assim uma melhor identificação das características  do parênquima.
Deve-se palpar toda mama, seguindo uma ordem fixa, o que para tal é costume dividi-la em quatro quadrantes, definidos por duas linhas perpendiculares que se cruzam sobre o mamilo. Após a palpação dos quatro quadrantes, a região retro-areolar e do mamilo é igualmente palpada.        



Mastites

Traduz-se como a inflamação da mama. Consoante o agente etiológico poderá apresentar-se de forma aguda ou crónica, se
ndo a etiologia tuberculosa a causadora mais frequente de mastite crónica.


Mastite Tuberculosa

Tem como características principais uma evolução arrastada, dando origem a uma tumefa
ção mal definida, ou noutros casos, a um endurecimento difuso da própria glândula, podendo abservar-se a presença de um ou mais sinus. A pele muitas vezes é fixa a tumefação inflamatória, o que torna difícil em muitos casos o diagnóstico diferencial com o carcinoma da mama. Frequentemente acomete os gânglios axilares, que aumentam de volume, sendo a primeira manifestação de tuberculose com envolvimento da mama através dos linfáticos por via retrógada.


Mastite Do Recém-Nascido

Surge por volta do terceiro ou quarto dia de vida, com secreção de um fluido sem cor 
à expressão do mamilo. Alguns dias depois, a secreção pode tornar-se leitosa, desaparecendo por volta da terceira semana de vida. Ela ocorre por estimulação do tecido mamario do feto, pelas hormonas m
aternas circulantes.    


Mastite De Lactação

É a mais frequente das mastites agudas, e geralmente unilateral. A mama apresenta-se aumentada de volume com sinais inflamatórios clássicos, inicialmente numa àrea endurecida, podendo atingir toda mama, com formação de abcessos de localização variável itramamários, retromamários e subareolares.  Esses abcessos devem-se à penetração através dos canais galactóforos de germes patogênicos apartir do mamilo.